domingo, 11 de novembro de 2018

Primeiros Computadores – O início

 No início da computação, as primeiras máquinas criadas para processarem dados poupavam o homem de verificar vários formulários, realizando a tabulação destes formulários com somas de totais por grupo de dados.



Em 1880 Hermann Hollerith, utilizando o mesmo princípio dos cartões perfurados criou uma máquina para processar os dados do senso populacional dos Estados Unidos. Esta máquina organizou dados como, idade, sexo religião, data de nascimento e cor da pele.

Em 1890, Hollerith diminuiu o tempo de processamento de sua máquina e começou a vender os seus serviços de processamento de dados, dando início à Internacional Business Machine (IBM).

O invento de Hollerith utilizava rodas com pinos que ao passarem pelos furos dos cartões estabeleciam contatos elétricos, que eram interpretados como pulsos por uma calculadora mecânica. O cartão perfurado, hora permitia, hora não permitia a passagem da corrente elétrica, ou seja, um processo de liga e desliga. Os computadores foram evoluindo, mas sempre utilizando o princípio de ligar! Desligar.


 

O primeiro computador, o ENIAC, possuía dezoito mil válvulas que deixavam ou não a corrente elétrica circular, e realizava quinhentas multiplicações por segundo.


 

Depois das válvulas vieram os transistores, muito menores e mais confiáveis, hoje temos os circuitos integrados que possuem em uma única pastilha de silício, milhões de transistores que diminuem bastante o consumo de energia e tornam as operações mais rápidas e seguras.


 

Os computadores não servem apenas para processarem dados matemáticos, eles também armazenam informações qualificadas e classificadas, poupando enorme trabalho à humanidade.

 

0 comments:

Postar um comentário