quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Principais componentes do computador

Aqui iremos mostrar quais são os principais componentes do computador, sendo elas internas e externas.


Internos: 

Placa Mãe: Como o próprio nome sugere, a placa mãe é a principal placa, onde estão localizados os componentes mais importantes do computador.


Processador: É o cérebro da placa mãe, ele controla as operações do micro como um todo, interpreta e executa as instruções dos programas.  


HD (Hard Disk): Componente obrigatório nos micros, ele é um disco rigido de alta capacidade, muito maior que os CD's e os pendrives, e muito mais rápido. O HD também conhecido como Winchester (Nome código do projeto), HD (Hard Disk) e HDD (Hard Disk Drive). 


Placa de Memória RAM: É ela que determina a velocidade de comunicação entre o processador e a placa mãe. 


Placa de Vídeo: A placa de vídeo é a responsável pela decodificação dos sinais digitais recebidos do processador e o envio destes sinais para o monitor.


Placa de Modem: Responsável pela conexão de internet via telefone (Conexão discada). Os modens são equipamentos que transformam sinais digitais emitidos pelo computador, em sinais analógicos que são enviados através de linhas telefônicas. 


Drive de CD-Rom: Os drivers de CD-Rom são utilizados para multimídia, nela são feitas as leituras dos discos digitais e também dos CDs de musica. São muito utilizados para instalação de programas. Ex: Instalação da Impressora.
Drive de CD-DVD: Tem a mesma função do CD-Rom, mas está le CD e DVD, e grava em ambos.

Cabos Flat (IDE): São cabos de ligação IDE que levam informações entre a placa mãe, HD, CD-Rom, Floppy, Gravadoras e outros periféricos. 

Cabo Sata: É o sucessor ao cabo Flat (IDE), usado também para conectar HD, CD-Rom, entre outros. E o cabo Sata é superior em velocidade comparado ao Flat (IDE).

Placa de Rede: Está placa permite a ligação de dois ou mais computadores em rede local, permitindo o compartilhamento de recursos entre os computadores. E é utilizado cabo de rede com RJ 45 nas pontas. Elas podem ser On-board ou Off-board.



Floppy (Disquete de 3 ¹/²): É também conhecido como drive de disquete, era usado para inicialização do computador e também para leitura de disquetes de 3 ¹/² (discos removíveis).  

Fonte de Alimentação: A fonte é responsável por distribuir energia a todos os componentes elétricos do micro.


Externos:   

Monitor: Periférico com a função única de nos mostrar o que acontece dentro do computador, através dele que visualizamos as informações processadas.


Teclado: Principal encaminhador de comandos, encarregado de levar nossas informações ao interior da máquina.


Mouse: Periférico de comando que auxilia as funções do teclado, permite acesso rápido aos ícones e normalmente é provido de 2 ou 3 botões, o principal (esquerdo) e o auxiliar (Direito).


Estabilizador de energia: O estabilizador é encarregado de enviar energia adequada ao funcionamento do micro, corrigindo as variações de tensão elétrica. 


Impressora: Equipamento opcional no conjunto, ela literalmente coloca no papel o resultado de seu trabalho no computador. 


Gabinete: A caixa que abriga todos os componentes do micro se chama gabinete ou CPU (Central de Processamento Único), ele pode ser vertical ou horizontal e é fabricado separadamente dos seu componentes. 

  

0 comments:

Postar um comentário