quarta-feira, 4 de novembro de 2015

7 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO CONFIAR A SEGURANÇA DO SEU SISTEMA AO BAIDU

Fonte: Profissionais de TI                                           

Sim, eu sei que o Baidu é “tipo um Google” na China e vejo isso como uma das causas da implicação dos chineses com a política de privacidade do Google, mas convenhamos que “entregar o galinheiro para a raposa vigiar” é, no mínimo, um vacilo – pra não dizer outra coisa.

Pensando nisso e após ler em e frequentar alguns grupos e fóruns sobre sistemas operacionais no Facebook, alguns defendendo e estimulando o uso do Baidu como antivírus, não pude me conter e deixar minha opinião.

Portanto, deixo-vos 7 razões para não confiar a segurança do seu sistema operacional (Windows) aos cuidados do Baidu, que são:


1ª – Software de má reputação

O Baidu tem má reputação desde que foi criado no início de 2000, pois era um serviço que oferecia músicas em MP3 (MP3 Search), mas induzia o usuário, de forma maliciosa, a cadastrar seu endereço de e-mail e até número de telefone (celulares) antes que a música fosse baixada. E a gente sabe que baixar mp3 na internet é uma forma de pirataria, certo? Ele recebeu muitas críticas de órgãos que cuidam dos direitos de propriedades dos EUA por violar direitos de artistas;

2º – É um malware que se aloja no sistema de forma promíscua e maliciosa

O Baidu é famoso por ser um malware (um tipo de software malicioso) que se auto instala no sistema sem o consentimento do usuário, de forma promíscua. E é muito comum piadas do tipo “Deseja instalar o Baidu? Não. Baidu instalado com sucesso!”, e o fato dele ser instalado junto com outros softwares que não tem nada à ver com ele, por si só, o autodefine como malware;

3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão

Sim, o Baidu foi adotado pela china para (suspeita) que o governo tenha mais controle na utilização da internet, tanto que o mesmo é usado no Japão e o Japão discorda dessa política e desvia cerca de 60% do seu tráfego antes de passar pela China. Dá pra confiar num buscador que te entrega para o governo? Há suspeitas que a briga que houve em 2010 entre Google e o governo chinês esteja relacionada ao fato do Google não aceitar essa manipulação de informação.

4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware

O Baidu é tão eficiente como antivírus que a maioria das empresas e mídias que medem o desempenho de antivírus no Brasil (e no mundo todo) nunca o levaram à sério, nunca testaram seu suposto desempenho. Pelo contrário, se você pesquisar “Baidu Antivírus”, 99% dos resultados se dividem entre “como remover” e propaganda de sites como o Baixaki, Softonic, entre outros. Isto prova que uma parcela mínima de pessoas que utilizam-no sequer sabem que ele é mais um vírus que uma proteção.

5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares

Verifique (faça um print) dos programas instalados em seu sistema e depois experimente baixar um aplicativo popular, como o “Atube Catcher” no Baixaki, por exemplo. Instale-o e verifique depois. Você vai ver que pelo menos uns 5 programas estranhos – junto com o Baidu – são instalados, como VUU Remote PC (que abre acesso remoto ao seu sistema), Baidu Faster (que deveria se chamar Baidu Laster, por que deixa o sistema uma carroça). Esta é mais uma prova que ele não merece confiança.

6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros
Pouca gente sabe, mas o HAO123, aquele que altera a página principal e o motor de buscas do navegador para apresentar sites maliciosos, é uma ferramenta da mesma empresa que produz o Baidu.

Duvida?



7ª – O Baidu deixa seu sistema lento

Sim, o Baidu deixa o sistema lento por que ele manipula toda e qualquer informação e processos para alimentar suas buscas e sugerir produtos, por isso o usuário começa a notar “popups” no desktop, nas redes sociais e até na página principal do navegador (o Google com propaganda abaixo do logotipo)
Dica Final

Se você tem esses arquivos (listados abaixo) instalados em seu sistema, remova-os, verifique a diferença em termos de rapidez e depois poste sua opinião.

Vai uma lista de programas que você pode – e deve – remover, que são adwares/malwares/inultiwares.

  • Baidu Antivírus; <– Antivírus falso ou nocivo
  • RegClean-Pro; <– atualizador de arquivos e limpeza de sistema falso
  • Presto! BizCard; <– adware
  • MySafeProxy for Internet Explorer; <– bloqueia ou libera acesso às sites nocivos
  • MyPC Backup; <– promete fazer backup de seus arquivos mas na verdade é um adware que monitora pesquisas;
  • Yontoo; <– não serve pra nada
  • WebSearch; <– monitora o que você pesquisa e exibe propagandas baseadas nessa pesquisa
  • Windows Manager Protect; <– adware, tem nome do Windows para enganar o usuário
  • SpeedMyPC; <– promete deixar o sistema mais rápido, mas faz o contrário;
  • Search Protect; <– monitora o que você pesquisa e exibe propagandas baseadas nessa pesquisa
  • Remote Desktop Access (VuuPC) <– abre acesso ao seu sistema;
  • Wajan; <– instala um pacote de adwares nocivos;
  • FreeSoftToday <– atualiza os adwares instalados;
  • Hao123-Client; <– monitora os sites (cookies) que você visita e altera as pesquisas e direciona para o sites de parceiros dele;
  • Ask Toolbar <– altera seu sistema de busca (google, bing, yahoo) para sites de pesquisas e parceiros dele;
Quer se livrar desses tipos de softwares maliciosos? Use Linux! Ele te proporciona um sistema mais leve e uma navegação mais rápida e segura.

0 comments:

Postar um comentário